FUSCA Paixão Nacional Destaque

FUSCA quem nunca...

 

O Fusca foi o primeiro carro fabricado pela empresa automobilística alemã Volkswagen. Seu nome original era KDF – Kraft Durch Freude, que significa “Força Através da Alegria”.

O primeiro protótipo do Fusca foi produzido por Ferdinand Porsche, fundador da marca de automóveis esportivos Porsche. Quem deu o aval para a produção foi ninguém menos que o ditador alemão Adolf Hitler.A pedido de Hitler, engenheiros alemães desenvolveram novos tipos de automóveis para ajudar nos esforços de guerra da Alemanha. Um deles se chamava Schwimmwagen e era uma espécie de fusca anfíbio.

O primeiro lote de Fuscas chegou ao Brasil em 1 950. Fabricadas na Alemanha, todas as 30 unidades foram importadas pela família Matarazzo.Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil não eram montados pela Volkswagen, mas por uma empresa chamada Brasmotor.

O Fusca é o automóvel que ficou mais tempo em produção no mundo todo. Os primeiros protótipos foram fabricados em 1934 e os últimos, em 2003. O último modelo foi produzido no México. O problema é que ele está prestes a perder esse posto para o Toyota Corolla.

Você sabe quantas peças são necessárias para a produção de um Fusca? Acredite, dependendo do modelo, são de 5 000 a 7 000 peças.

Por falar nisso, você sabia que o Fusca foi um dos poucos modelos de automóvel na história que nunca sofreu nenhum recall?

 

O Fusca ao redor do mundo:

 

  • Boble (Noruega)
  • Volta (África do Sul)
  • Kodok (Indonésia)
  • Brouki (República Tcheca)
  • Peta (Bolívia)
  • Baratinha (Cabo Verde)
  • Cucarachita (Guatemala e Honduras)
  • Escarabajo (Venezuela)
  • Garbus (Polônia)

 


O Fusca foi protagonista de um filme dos estúdios Disney chamado Se Meu Fusca Falasse (The Love Bug, em inglês), de 1 968. O filme teve uma nova versão em 2 005 intitulada Herbie – Meu Fusca Turbinado. Aliás, o nome do Fusca era Herbie.

O Fusca voltou a ser produzido em 1 993 no Brasil a pedido do ex-presidente Itamar Franco, que concedeu incentivos fiscais. Só houve um problema: as vendas não deslancharam e a Volkswagem foi obrigada a interromper a produção em 1996.


O cantor Almir Rogério estourou nas paradas de sucesso brasileiras com uma música chamada Fuscão Preto. O hit foi gravado em espanhol e inglês e até inspirou um filme com ninguém menos que a apresentadora Xuxa no elenco.

O apelido Fusca nasceu da dificuldade do brasileiro de pronunciar Volks. Ele pronunciava o V com som de F, ficando Folks, que a sabedoria popular entendeu como Fusca.

O sucessor do Fusca é o New Beetle, carro que conseguiu fazer um enorme sucesso de vendas nos Estados Unidos e em diversos países.

Fonte: Mais curiosidade

 

Você sabe o que é Ampolla?

Pode até parecer estranho comprar ou ganhar uma garrafa vazia. Mas quando você adquire sua Ampolla, você escolhe o Carinho, Arte, Brincadeira e a Criatividade. Mas se ainda assim você estiver com sede, abra uma cerveja e convida a gente.

Receba Novidades

Curta nossa Fanpage

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…